Os outros candidatos à sucessão de Lula…


23/01/2010 – 06h20

Além de Dilma Rousseff e José Serra

Embora com chances eleitorais remotas, outras candidaturas à sucessão de Lula, especialmente entre os partidos de esquerda, vão surgindo

Roosewelt Pinheiro/ABr
Num quadro em que Serra às vezes hesita, Dilma tem dificuldades em decolar e fechar suas alianças

Rudolfo Lago

Desde que foi reeleito em 2006, o presidente Lula tem trabalhado para transformar a sua sucessão, que acontecerá  em outubro deste ano, numa imensa enquete nacional sobre o seu governo. O sonho de Lula, e toda a energia política que ele gasta, é para que as eleições presidenciais ocorram apenas entre o seu candidato e o nome que representa a oposição, de modo a que o eleitor se veja unicamente entre duas opções: a que ratificará seu governo e a que o rechaçará, sem meios termos. As pesquisas eleitorais apontam, de fato, uma concentração das intenções de voto nos nomes da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a aposta governista, e do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o candidato oposicionista. Ainda que esse dado reforce o caráter plebiscitário desejado por Lula, o fato é que, mesmo que com chances mínimas, haverá nomes na disputa eleitoral além de Dilma e Serra.

O engenheiro civil Martiniano Cavalcanti, 51 anos, é o mais novo nome colocado nessa disputa. Na quinta-feira (21), os principais nomes da Executiva do PSol, como a presidente do partido, Heloisa Helena, e a deputada Luciana Genro (RS), lançaram Martiniano como pré-candidato à Presidência pelo partido. Esquerdista radical, deficiente físico (não tem um braço, perdido em um acidente de motocicleta), Martiniano é do movimento Terra, Trabalho e Liberdade, que defende o direito à moradia e a reforma agrária.

O Psol tomará a decisão final sobre candidatura presidencial no início de abril. Só o que está decidido por enquanto é que o partido terá seu próprio nome na disputa. Até o início do ano, o Psol caminhava para apoiar a candidatura de Marina Silva, do PV. Recuou diante da aproximação do Partido Verde com o PSDB e o DEM, os partidos que, na avaliação do Psol, formam a oposição conservadora ao governo. “Por princípio, o Psol não pode apoiar alianças com partidos de direita”, diz o presidente do diretório do partido em Alagoas, Mário Agra. A aliança com Marina era defendida principalmente por Heloisa Helena, muito amiga da senadora acreana. Mas, por coerência com seu discurso, o Psol decidiu no início da semana que não poderia se aproximar do PSDB e do DEM. Ainda que o PV tenha Marina como candidata, em alguns estados, como o Rio de Janeiro com Fernando Gabeira, o partido se aliará aos tucanos e ao Democratas.

Embora tenha apoios de peso, Martiniano não é o único pré-candidato do Psol. Também pleiteiam a vaga os ex-deputados federais Plínio de Arruda Sampaio (SP) e João Batista Babá (PA). “Vamos buscar um acerto que possa evitar a disputa. Se não, em abril, os três disputarão e teremos nosso nome na sucessão presidencial”, diz Mário Agra.

Zé Maria e Ruy Pimenta

O PSTU, que em 2006 apoiou a candidatura à Presidência de Heloisa Helena pelo Psol, também terá seu candidato. Volta à disputa José Maria de Almeida, velho conhecido de outras disputas presidenciais. Desde novembro, o partido fez reuniões de pré-lançamento da candidatura que, segundo o site do PSTU, reuniram duas mil pessoas. José Maria diz que sua candidatura é justamente uma alternativa de fato à falsa dicotomia pretendida por Lula entre seu governo e a oposição representada pelo PSDB e pelo DEM.

Acostumado a bater pesado, Ruy Pimenta, do PCO, diz que é tudo jogo de cena. Em artigo recente, ele diz que o PSTU formou uma central sindical com o Psol, que José Maria lança a sua candidatura com o mesmo intuito da candidatura de Marina, apenas para forçar um segundo turno entre Dilma e Serra. Ele descarta tanto Marina como Heloisa Helena como alternativas reais de esquerda. “Nenhuma das duas senadoras eleitas pelo PT é ou foi em momento nenhum uma alternativa de esquerda, que dirá de classe. A pré-candidatura do PSTU, por sua vez, também não cumpre absolutamente nenhum papel classista na eleição. É, na realidade, o oposto. Sua tarefa é encobrir o apoio do PSTU a este bloco, cuja política o coloca sempre a serviço da direita”, dispara. “É preciso, tanto nas eleições, como principalmente fora delas, uma alternativa que seja de classe e revolucionária”.

Jogo confuso

Fora do quadro da esquerda nanica, as opções eleitorais ainda não estão claras. Mesmo a candidatura de Marina Silva ainda não parece totalmente consolidada, pela dificuldade que demonstra em agregar apoios. Sozinho, o PV tem pouco tempo de televisão. Os verdes apostam na possibilidade de agregação a partir de uma alavancagem dos números de Marina nas pesquisas. Sonham que isso possa acontecer após o próximo lance na disputa. Os próximos programas eleitorais do PV, que irão ao ar a partir de 10 de fevereiro, serão dirigidos por Fernando Meirelles, o badalado diretor de Cidade de DeusO Jardineiro Fiel e Ensaio sobre a Cegueira.

Outra opção, o deputado Ciro Gomes, tem testado os nervos dos líderes do seu partido, o PSB. Apesar das reclamações de socialistas como o senador Renato Casagrande (ES), Ciro mantém uma postura errática com relação à sua candidatura. Ora parece que assumirá a candidatura, até acentuando algumas críticas ao governo, ora desaparece completamente por semanas.

Espectador até o momento da disputa eleitoral, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, que já apoiou Ciro Gomes, julga que o quadro eleitoral ainda está bastante confuso. Por isso, tem orientado o PTB a não precipitar a sua decisão. Na semana passada, ele até estimulou o lançamento de uma pré-candidatura no partido, o advogado do Rio Grande do Norte, Geraldo Forte. As chances de a pré-candidatura de Forte prosperarem são praticamente nulas. Tanto que, depois de receber Forte e a sua pretensão, Roberto Jefferson comentou com colegas do partido: “É mais um desses maluquinhos que aparecem de vez em quando”.

Na verdade, o que Roberto Jefferson deseja é não precipitar no partido uma decisão sobre quem apoiará. O PTB não é uma força desprezível, e hoje tem um pé  em cada uma das principais candidaturas presidenciais. O próprio Jefferson, que denunciou a existência do mensalão, é um adversário do governo. Em estados como São Paulo e Goiás, o partido é francamente ligado aos tucanos. Em outros, como o Distrito Federal e Pernambuco, explicitamente governista.

Num quadro em que Serra às vezes hesita, Dilma tem dificuldades em decolar e fechar suas alianças (com as discussões em torno do nome do vice, do PMDB), Marina não consegue ainda aparecer como alternativa viável e Ciro Gomes não deixa claro o que fará, Jefferson acha melhor esperar para poder fazer a aposta certa.

Fonte: Congresso em Foco (http://bit.ly/5l73wz)

6 comentários sobre “Os outros candidatos à sucessão de Lula…

  1. Voce sabia que o José dirceu ,somente após 5 anos de casado ainda tinha revelado a verdadeira identidade para a esposa. voce sabia?

  2. Voce sabia que para ser gari é preciso ter o primeiro grau e para ser presidente não?

  3. Voce sabia que o pt do presidente lula votou contra a lei de responsabilidade fiscal, contra a atual constituição e contra o Tancredo Neves para apoiar o maluf. voce sabia?

  4. Acho bom o povo brasileiro acordar, acompanho atraves de livros ja a algum tempo todo o desenrolar da ascenção nazista na europa e não e exagero afirmar que vejo muitas semelhanças entre oinicio do movimento com o atual estado de espirito dos petistas, hitler se sentiu humilhado pelo tratado de versalhes e lula e sua trupe se vendem como os humilhados do regime militar brasileiro ,não ha intenção de aniquilar judeus como la mas ha clraro interece de perpetuação de poder ; A megalomania é como a de hitler a averção a liberdade é latente ,a falta de cultura e semelhante entre os dois , hitler tinha eva brawn lula tem dilma . lula adora ditadores como chaves,ahrmadinejad, morales e fidel, como pode se venderem como torturados e apoiarem torturadores? ou são mentirosos ou são gostaram de sofrer ,Como pode umpresidente falar em obra social o bolsa familia e atrelar o recebimento desta bolça ao desemprego de quem o recebe? Esta solução assistencial deve ser transitoria e não uma solução de vida pra ninguem. Lula como nordestino sabe qqqqqqqqqqqque o nordeste faminto era igualmente encabrestado e forçado a votar nos candidatos da ARENA pelos coroneis em troca de um saco de arroz, agora faz o mesmo com seus pares nordestinos, so lamento a falta de cultura do brasileiro esta falta e como uma venda nos olhos da população, devo reconhecer que o markting petisto e eficaz tanto quanto malefico, não se esqueçam do CELSO DANIEL, do mensalão, do valdomiro,do jose dirceu,dos dolares na cueca,do marcos valerio que mesmo sem a proteção da{impunidade parlamentar},não foi pra cadeia,não se esqueçao das denuncias do roberto jefersen, não se esqueçam da casa do Adhemar de barros. Hitler fez varios acordos assinados com paises europeus pouco antes de invadilos evo moralles invadiu a petrobras em seu pais e rasgou o contrato e lula descaradamente falou que ele só estava defendendo a soberania de seu pais, para justificar ainvasão e se manter inerte ante ao fato a PETROBRAS do lula esta investindo alto na venezuela e a toda poderosa petrobras dinheiro emprestado da china se a candidata do governo perder as eleições quem entrar vai ter que cumprir acordos firmados com paises governados com ditadores, Não sei se torço para essa gang ganhar ou perder , uma coisa eu sei eles vão se atolar nas próprias safadezas e mais uma vez o BRASIL é que perde. Me resta o consolo de saber que se dilma ganhar posso tentar um emprego numa fábrica de coquiteis molotovs que ela deve dissiminar no país.

  5. rui barbosa, castelo pa, ate o ano de 2009, eu achava que a politica era um mao necessario, so que hoje eu acho que devemos eliminar este mao, so assim teremos um pouco de dignidade.

  6. eu tinha um grande respeito pelo PT e especial pelo lula,mais a nossa politica em geral faz com que até as noticias referente a politica não soam bem para mim,se não quiser morrer de sede tenho que ingerir pelo menos um gole de água, é o que faço com nossa politica engolindo as goles.
    UM ABRAÇO

Participe do debate...