Descubra se está na hora de deixar a casa dos pais e morar sozinho


Quanto custa deixar a casa dos pais e morar só? Guia detalha valores; veja se você vai encarar a vida “sem pai nem mãe”, prepare-se para gastos de uma casa!

Carol Baggio, do R7

Chega uma hora na vida em que a gente cresce e sente falta de ter um lugar só nosso. A gente ama nossos pais, até convive bem com as manias dos irmãos,  mas a vontade de ter mais privacidade e tocar a própria vida é maior que tudo. É, isso mesmo, chegou a hora de morar sozinho!

A ideia parece a melhor de todas as que você já teve na vida, mas prepare-se: não será fácil. Primeiro, encarar o trabalhão de achar um apartamento bacana, que junte tudo o que você quer (preço, localização e estado de conservação). Depois, montar a casa para começar essa nova etapa da vida.

Preste bastante atenção também no contrato de aluguel, e nunca se esqueça de incluir nos gastos mensais o valor do condomínio (cujo valor depende de alguns fatores, como ter ou não vaga de garagem, o número de funcionários do edifício e número de apartamentos). Em alguns casos, quem aluga também tem que arcar com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que é calculado em cima do valor do imóvel.

Quando tiver que contratar algum serviço, como eletricista, pintor ou encanador, pergunte para amigos ou para o porteiro do prédio para indicar alguém de confiança. Às vezes, a própria imobiliária disponibiliza o serviço. Não esqueça de combinar sempre o valor total do serviço antes do começo e nunca pague tudo antes do fim do trabalho (no máximo, combine 50% de entrada e 50% para o fim do serviço).

E, para ajudar nesse momento tão importante, o R7 preparou um superguia, com todos os itens básicos que você precisa para (sobre)viver sozinho! Uma dica divertida e que ajuda a economizar é fazer um open house (casa aberta, em inglês) na nova morada. Convide seus amigos para conhecer o apê e faça uma listinha para que cada um leve um “presentinho”. E você providencia os comes e bebes.

 

Participe do debate...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s