Sobre o trânsito de Belém: Eu não poderia ficar calado!


na tribuna

Estando lá, é claro que não deixei de contribuir com o debate, dividi meu pronunciamento em tópicos:

1 – Sobre a isenção de ISS das empresas de transporte coletivo:

“Boa tarde! Já são meio dia e eu inicio a minha fala dizendo o seguinte: ‘eu poderia estar roubando, eu poderia estar matando, mas estou aqui pedindo um minuto da sua atenção para um assunto muito sério!’. Essa fala já é conhecida de todos os que diariamente andam nos coletivos de Belém e se deparam com pais de família que não têm vergonha e encontraram nessa alternativa um meio de sobrevivência! Por isso convido a todos os presentes: Cidadãos de BEM que entremos nos coletivos para conversar com a população e explicar que Belém não está tão bem assim (financeiramente) para dispensar 60% do ISS das empresas de transporte e nem o serviço oferecido por elas é de qualidade/adequado!”

2 – Sobre a função do poder público:

“Como o poder público pode educar se ele mesmo não tem educação? Os agentes deveriam cumprir um papel educativo, mas em vez disso, exercem apenas uma função punitiva. O próprio poder público permite que o trânsito caótico se instale na capital! Já passaram por São Bráz? as kombis dos alternativos ficam estacionadas em fila dupla, disputando com os ônibus, atrapalhando o trânsito enquanto o agente de trânsito que está lá não faz nada, ou melhor, fica batendo papo e tomando refrigerante com os perueiros! No Guamá é terrível! não podemos trafegar! disputando e desviando de cachorros, bicicletas, ônibus, feirantes, carros, motos, TUDO!

Como podemos exigir organização de um poder público que não cumpre as leis! Que, pelo que parece, desconhece as leis! Que eu saiba, e tenha estudado, em qualquer rotatória, a preferência é de quem está na rotatória, não é isso? (o representante do DETRAN acena que sim) mas em Belém, mais exatamente na 25 de setembro, aqui ao lado da CMB, a placa está dentro da rotatória, sinalizando que a preferência é de quem irá adentrar. Um absurdo! O próprio poder público está causando o CAOS no trânsito!

E me desculpe, vereador Cobrador Pregador, mas os motoristas de ônibus são terríveis! Não são todos, mas a maioria… não serviria nem pra conduzir caminhão de frango ou boi, pois até mesmo estes animais precisam de cuidados no transporte para não serem machucados! O senhor acredita que certa vez eu estava em um ônibus, atrasado por sinal, e o motorista teve a cara de pau de parar para tomar tacacá! A falta de respeito foi tão grande que tivemos que esperar a moça preparar e ele tomar! Depois saiu conduzindo o ônibus tomando tacacá! UMA BELEZA!”

3 – Sobre a vontade de fazer do poder público:

“Certas vezes o poder público vem e nos diz que não dá pra fazer por que ainda não tem verba! mas eu vos digo que isso depende da vontade e da conveniência de quem está a frente disso! Vejamos que há anos está para serem construídas as passarelas do entroncamento e nada foi feito, mas o shopping Boulevard, na doca, ainda nem foi inaugurado e a Prefeitura Municipal de Belém já está arrumando tudo para ficar “nos trinques” para quando inaugurar o empreendimento milionário! Pura conveniência e desrespeito com o POVO desta cidade!”

4 – Conclusão e sugestões:

“Senhores vereadores, representante do Ministério Público, gostaria de perguntar aos senhores e principalmente ao Prefeito Municipal de Belém: Onde está o PDU? Aliás, onde ele está eu sei! porém o Plano Diretor Urbano e as leis devem ser colocadas em prática, não apenas ‘para inglês ver’ como diz o ditado!

Infelizmente a PMB não é acostumanda a cumprir as leis, mas o exmº sr vereador Carlos Augusto disse na tribuna e eu lí em seu blog que ele irá cobrar que as leis sejam postas em prática. A Jornalista Franssinete, que é funcionária da ALEPA deve saber do que eu vou falar, recomendo então ao vereador que busque pesquisar na Constituição do Estado do Pará e legislação estadual tudo o que diz respeito a Região Metropolitana de Belém, que não é apenas um conjunto de municípios próximos, mas uma LEI que prevê a formação de um Conselho formado por membros do Governo do Estado, ALEPA, Prefeituras e Câmaras Municipais, tendo dotação orçamentária própria e que se ele estivesse em funcionamento, já teria resolvido diversos problemas relacionados não apenas ao trânsito de Belém, mas de muitos outros conflitos intermunicipais que existem atualmente!”

10 comentários sobre “Sobre o trânsito de Belém: Eu não poderia ficar calado!

  1. É ISSO AÍ. ANDAMOS EM ÔNIBUS QUE SÃO PRECÁRIOS. E AINDA COM MOTORISTA SUPER MAU EDUCADOS NO TRÂNSITO.
    BELÉM PRECISA COLOCAR EM PRÁTICA LOGO ESSE PDU SENÃO…. O QUE SERÁ DE NÓS?
    O CONGESTIOINAMENTO SÓ AUMENTA CADA VEZ MAIS. QUANDO CHOVE ENTÃO… AÍ MESMO Q A CIDADE PÁRA. BELÉM ESTÁ DISPUTANDO COM SÃO PAULO.

  2. Muito boa sua explanação Gilson, se pelo ao menos uma parte da população tivesse a análise crítica sobre o trânsito que você tem, talvez ele não estivesse rumo ao caos mesmo como previsto em 2000, talvez os clamores populares fizessem mais efeito junto aos dirigentes que podem intervir para a melhoria desse trânsito e da qualidade de vida da população. Parabéns e continue expondo suas idéias, opiniões e sugestões diante de quem quer que seja.

  3. Gilton, esses palhaços que críticam suas atitudes são as feridas, que vc. atingiu. É triste mais é a nossa realidade, seja no Guamá ou qualquer outro bairro da região metropolitana de Belém.
    Vai ver que a mãe deles já mandaram eles sim ir fazer alguma coisa, possivelmente não foi cuidar do transito de Belém.

  4. Você é um otário que acha que conseguirá fazer os outros de otátrio.Não conseguirá nada além de enganas alguns pucos idiotas por algum tempo…

    Devia era trabalhar para aprender, para se sustentar e não depender da mamaezinha. Crie vergonha!

    Wallan

  5. Realmente, tu és um muleque. Um palhaço que brinca de política e não vai chegar em lugar algum. Ficou ótima a foto do palhaço. hahahahah

Participe do debate...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s