Rodrigo Mais, Presidente do DEM discursa pelo fim da violência contra o jovem


Prezada amiga,

Prezado amigo,

Temos de pensar em 2010 como o ano em que vamos resgatar o país para realizar políticas públicas realmente eficientes em benefício da maioria. Hoje, o descaso oficial é intolerável. Basta lembrar, a este respeito, que o presidente Lula da Silva caminha para o final do seu mandato sem abrir os olhos para um fato gravíssimo: o copo da paciência dos brasileiros com o aumento da violência e da criminalidade transbordou.

Todos nós somos vítimas deste flagelo, mas os jovens dos 12 aos 18 anos formam um dos grupos mais vulneráveis. Hoje, em cada grupo de mil jovens brasileiros nesta faixa etária, dois são vítimas de homicídios. Em média, são 13 mortes de adolescentes por dia. Não há, no resto do mundo, nenhum país que tenha números tão elevados como estes.

O governo do presidente Lula não faz rigorosamente nada contra este recorde macabro e vergonhoso. O resultado deste descaso: a morte de jovens por causas violentas que em qualquer sociedade deveria se constituir num caso atípico, no Brasil, infelizmente, parece estar se incorporando à rotina. 

É lamentável constatar que o presidente Lula da Silva não se lembrou, até hoje, de comprometer o governo dele com a busca de alternativas eficientes para preservar a integridade física da juventude. A despeito do aumento absurdo do número de mortes de jovens, não há uma intervenção pública sendo preparada para estancar os assassinatos. Aliás, não há, sequer, medidas sendo estudadas.

Ainda assim, nem tudo está perdido. Vamos agir e iniciar, de imediato, o estudo de medidas em defesa da redução dos índices de mortalidade juvenil. Vamos propor o reforço das redes de proteção social às crianças e aos adolescentes. Algo tem de ser feito e tem de ser feito logo. Vamos usar o poder de coordenação nacional do Democratas para discutir  e apresentar propostas eficazes com o objetivo de conter a epidemia de crimes.  Claramente, a sociedade brasileira espera mais energia e empenho da Oposição nesta luta que é de todos.  Conto com vocês.

Um forte abraço,

Participe do debate...