Dão motivos de sobra… e nós também damos!


vergonha

Muitas já são as piadas sobre o Congresso Nacional, mas são os próprios Parlamentares que dão motivo para isso!

É claro que não são todos, mas pelos podres, os bons também se contaminam!

A cada dia novos escândalos vêm a tona e as desculpas são as mais ridículas possíveis! “eu não sabia!”, “a culpa não é minha!”, “foi o caseiro!”, “a crise não é minha!”… e saibam: em alguns casos eles têm razão!

A culpa não é EXCLUSIVA deles! é nossa também, que vemos e não denunciamos, que sabemos mas nos omitimos, que acreditamos no “rouba mas faz”, que preferimos não nos incomodar, só dar o jeitinho… que permitimos que fiquem dando esmolas (com o nosso dinheiro!), e ao vermos algo de errado, viramos o rosto e fingimos que nada temos a ver com isso!

Não há necessidade de sermos experts em CRISE FINANCEIRA INTERNACIONAL ou EMPRÉSTIMO PARA BANCO TAL ou RELAÇÕES EXTERIORES COM PAÍS TAL… deixemos para os especialistas discutirem e tirarem suas conclusões! Mas temos que acompanhar o que acontece, as asneiras que os Presidentes falam (digo no plural por que este não foi, não é e nem será o único Presidente que fala asneiras!), as burrices que os parlamentares fazem, os projetos que são votados, quem vota a favor ou contra tal projeto!

Mas enquanto uns debatem as crises, quedas de bolsas, botox de ministras, viagens de deputados, acabamos por esquecer o cidadão que está ao nosso lado no transporte coletivo e ABRE a janela apenas para JOGAR uma lata na rua! esquecemos das crianças mal educadas que fazem tolices, batem nos coleguinhas e ainda comentamos “êta menino bruto! isso, meu filho… com esse ninguém mexe!” ou apenas sorrimos! quando vemos as crianças desde pequeninas aprendendo a falta de educação dos pais que arrotam, batem, jogam lixo nas ruas, não respeitam as pessoas…

Esquecemos do nosso vizinho, que coloca o lixo na porta para ser levado, mas o caminhão só passa no outro dia! do vizinho que não segura seu cachorro na coleira, do vizinho que espanca a esposa e/ou os filhos.

Esquecemos de nós mesmos, que recebemos o troco errado para menos e esbravejamos, mas se recebemos para mais, saimos ligeiro para que não percebam! nós que furamos a fila, que damos o “jeitinho”, que no supermercado fazemos dobradinha ocupando 2 filas pra tirar vantagem na frente dos outros!

Quem? quem recicla seu lixo? quem faz trabalho voluntário? quem ajuda um deficiente na rua? quem dá lugar para um idoso, para uma grávida?

Não permitam que a criança tenha que sair do seu lugar onde está sentada só para dar lugar pra você… ela também tem direitos, como você!

Alguém dá passagem às pessoas ao entrar em um ônibus? alguém pede licensa ao passar? e ao sentar ao lado de alguém?

Estamos todos contaminados! Os jovens leem os jornais para ver as colunas sociais ou se eles aparecem nas baladas teens! usam internet para paquerar, ver pornografia, e outras besteiras… poucos são os que utilizam as ferramentas adequadamente!

Orkut pra paquerar, discutir besteira… alguém já debateu coisa séria pelo orkut? (eu já! …e fiz besteiras tbm!) e o Msn? vejo por ai as pessoas menos instruidas, no orkut, com fotos ridículas, fazendo apologia ao crime, mostrando-se com depravação, e mal sabem o português correto! (vejam aqui).sem panico

O Presidente diz que é uma marola, o ministro diz que não há motivos para pânico, o Prefeito diz que a saúde está bem, a Governadora diz que a segurança é uma maravilha… e a culpa é só deles? E NÓS? o que temos a ver com isso?

virus

A OMISSÃO, o DESCASO, a INCOMPETÊNCIA, a SAFADEZA, a CORRUPÇÃO que contamminam nossos governantes são frutos do nosso descaso com o que é certo e justo, da nossa incompetência de enxergar que precisamos mudar, agir, sermos proativos, da nossa omissão para conosco, com o mundo, com o futuro… nosso e das próximas gerações!

 

Pelo horário, até a coruja já dormiu… continuarei amanhã… ops! mais tarde!

Abraços

Gilton Paiva.’.

Sigam-me no twitter @GiltonPaiva!

Participe do debate...