Mão Santa critica governo pela queda na qualidade do ensino fundamental.


senador Mão Santa (PMDB-RN)]

Ao comentar matéria publicada pelo jornal O Globo, baseada em relatórioda Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre a qualidade da educação primária em vários países do mundo, o senador Mão Santa (PMDB-RN) acusou o governo federal de incompetência para tratar da educação pública no país.

 

Senador… não é só o ensino fundamental que está com a qualidade láááááá em baixo! o ensino médio também não é lá aquelas coisas! e ainda vem alguns “GÊNIOS” defender as cotas para escolas públicas! E não brigam pela melhoria na qualidade de ensino das escolas!

acredito que todos já assistiram a propaganda do “Brasil Alfabetizado” do Governo Federal… o Sr. Alexandre de Sena (55 anos) que aprendeu a “ler e escrever” em 2003! observem bem o “reclame”…

Agora por favor, alguém vá até ele, e pergunte “o que o senhor entendeu da leitura que acabou de fazer?”

No blog Redoma de Papel cita-se o seguinte:

>>> Estados que têm mais municípios sem bibliotecas públicas(fonte: Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas)

– O Nordeste continua concentrando a maioria dos municípios sem bibliotecas públicas (75%). Em seguida, vem a região Norte, onde o Amazonas lidera o ranking com 24 municípios sem o serviço. O Pará fica em 12º lugar, com cinco municípios (quando a pesquisa foi feita)

Piauí – 79
Bahia – 67
Paraíba – 48
Rio Grande do Norte – 28
Amazonas – 24
Goiás – 25
Rio Grande do Sul – 13
São Paulo – 15
Maranhão – 11
Pernambuco – 10
Tocantins – 10
Pará – 5
Roraima – 5

>>> Freqüência de leitura por região (fonte: Instituto Pró-Livro/2008)

– O Norte continua sendo o Estado em que os que se declaram leitores menos lêem com freqüência.

NORTE
55% dos que gostam lêem com freqüência

NORDESTE
59% dos que gostam lêem com freqüência

SUDESTE
71% dos que gostam lêem com freqüência

CENTRO-OESTE
60% dos que gostam lêem com freqüência

SUL
75% dos que gostam lêem com freqüência

 

 

Pessoas perdem sua dignidade, formam-se marginais, abre-se espaço para a prostituição infantil, para a corrupção, para a violência nos lares, aumenta-se a demanda de VAGAS… nos hospitais, nos presídios…

FALTA OFERTA de ESCOLAS… “ah, na minha cidade tem uma escola!” … e como é o ensino? basicamente, como é o ensino de português e matemática? como é o interesse dos alunos pela leitura? como é desenvolvido o raciocínio? e mais UM MILHÃO de PERGUNTAS que posso fazer para derrubar qualquer tentativa de convencimento que as ESCOLAS BRASILEIRAS são de QUALIDADE! e não estou comparando com outros países… estou falando do IDEAL!

A PARTIR DAQUI FAREI 2 COISAS:

  1. Estou iniciando uma campanha para estímulo à leitura e à qualidade do ENSINO no ESTADO DO PARÁ (tanto com alunos de escolas públicas quanto de escolas particulares!);
  2. Iniciarei uma PESQUISA de cunho CIENTÍFICO para mostrar a qualidade do ENSINO no Estado do Pará (provavelmente fazendo uma análise entre escolas públicas/privadas e localizadas na capital/interior) elaborando propostas de adequação ao que seria o ideal.

QUEM QUISER SE JUNTAR, SEJA BEM VINDO!

O documento elaborado serpa entregue às autoridades competentes EM MÃOS… isso mesmo! Faremos de TUDO para que o Presidente, o Ministro da Educação, a Governadora (ou o Governador) e o Secretário de Educação do Estado recebam e firmem compromisso com as melhorias que deverão ser feitas!

 

 

VAMOS LÁ?

Participe do debate...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s