ESCOLAS… públicas ou particulares?


NO BRASIL, quando se falar de educação, é uma calamidade… e tudo acaba por se tornar um ciclo vicioso ou EFEITO DOMINÓ… então… o ensino fundamental e médio é dividido em duas vertentes (generelizando):
-das ESCOLAS PÚBLICAS; com professores desvalorizados, material defasado, estrutura inapropriada para sequer assitir aula!
-das ESCOLAS PARTICULARES; com professores que recebem bem, material didático de primeira, estrutura altamente moderna.
E o que acontece? então as escolas particulares são bem melhores? pra que existe escola pública? ora! não é nada disso! as escolas Particulares, por mais bem pagos que sejam os professores, por melhor que seja o material, por mais moderna que seja a estrutura… o ensino, hoje em dia é voltado para PASSAR NO VESTIBULAR… sendo utilizado, inclusive, nas campanhas comerciais… dizendo que é a melhor por que aprova mais gente no vestibular…
As escolas públicas, com o baixíssimo salário dos professores, e a estrutura precária não pode fazer tanto…
MAS AFINAL.. PRA QUE EXISTEM AS ESCOLAS?
Se buscarmos a resposta na realidade atual, diriamos que a escola serve pra ensinar macetes pra passar no vestibular… além é claro de ser um meio de sustento da família (sem entrar no mérito da discussão, mas é impossível não comentar…), já que muitas famílias fazem da bolsa escola uma fonte de renda!
Se buscarmos na história, e no próprio ideal, escola (de ensino fundamental e médio) têm a finalidade de formar cidadãos, através dos ensinamentos científicos, culturais…

clique na figura para ampliarNa edição nº1976, de 4 de outubro de 2006 da REVISTA VEJA, na reportagem de tema: “O X DA QUESTÃO”, logo de início, é dito: “Pobres pagam para estudar nas faculdades particulares e ricos estudam de graça nas universidades públicas. Desmanchar esse xis é um grande primeiro passo.”
Eu, particularmente, vim de uma escola pública com regime militar… e aprendi TODOS os HINOS (Nacional, da Bandeira, da Independência, do Pará e até do aviador… e também sei o da marinha!), lá, havia uma disciplina chamada “artes láricas” – que eram as artes do lar… lá aprendiamos a plantar, colher, varrer, costurar, lavar, dobrar… e isso foi um grande ensinamento… ouvia falar de uma disciplina chamada “OSPB” (Organização Social e Política Brasileira) e “moral e cívica”, onde os alunos aprendiam questões simples de nossa sociedade, tais como saber a função de um vereador, deputado, senador, prefeito… e que com certeza não é doar cesta básica pra população ou arrumar emprego para os outros (principalmente para os seus parentes, como muitos fazem)!
Daí, com esses problemas no ensino de “base” (que não dá base alguma), por conseqüencia, ocorrem muitos problemas do ensino superior… mas esse é outra peça do dominó…
clique na figura para ampliar

Participe do debate...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s